Hugo Chávez Frias, presidente da República Bolivariana de Venezuela, reafirmou que o Che vive "até a vitória sempre", e depositou em sua honra uma oferenda floral ao pé do Monumento erigido na praça que leva seu nome na cidade de Santa Clara.
"Ao imortal Che, dos filhos de Bolívar, que somos também os filhos de Fidel. Pátria ou Socialismo, Venceremos", disse o mandatário venezuelano ao ler a dedicatória impressa na fita.
Antes de começar seu habitual espaço rádio-televisivo Alô Presidente, dedicado ao Che, Chávez percorreu o complexo memorial onde descansam seus restos e os de seus colegas caídos junto a ele na Bolívia.
Em companhia do Comandante-da-Revolução Ramiro Valdés e do
vice-presidente Carlos Lage guardou um minuto de silêncio, perante o nicho de Ernesto Guevara, e depois conheceu pormenores da vida de quem considerou um líder revolucionário e exemplo por suas contribuições como guerrilheiro, intelectual, economista, médico social e por suas idéias sobre a construção do socialismo.
Também conversou com Aleida March, viúva do inesquecível chefe militar, e fez alusão a seu encontro de mais de quatro horas com o Comandante-em-Chefe Fidel Castro neste sábado, em Havana, sobre o qual foi oferecido um vídeo-resumo de 17 minutos.
Nos minutos iniciais de Alô Presidente, Chávez referiu-se a momentos da luta revolucionária em seu país nos anos 60, vinculados com a vida do Che.
Permaneçam em Contacto
Sigam-nos nas Redes Sociais
Subscribe to weekly newsletter