As Forças Armadas norte-americanas e britânicas bombardearam o Iémene, em 4 de Outubro. Elas atacaram as bases militares do Ansar Allah.

Os média (mídia-br) iemenitas declararam que sete bombardeamentos atingiram o aeroporto de Hodeida, uma grande cidade portuária, e a região de Katheib, que tem uma base militar controlada pelo Ansar Allah. Quatro outros atingiram a região de Seiyana. Dois atingiram a província de Dhamar. O gabinete de comunicação do Ansar Allah reportou igualmente três raides aéreos na província de Bayda, a sudeste de Sanaa.

☞ Estes bombardeamentos foram realizados no momento em que investigadores da academia militar de West Point mostram que o Ansar Allah, (qualificado pejorativamente de «Huthis», quer dizer, « bando da família Huthi »), resiste moralmente às destruições [1] . Estes são, portanto, militarmente inúteis.

☞ O Ansar Allah não é um grupúsculo de fanáticos que se teria imiscuído no conflito israelo-palestiniano por instigação do Irão. É um Partido político resultante da Resistência vitoriosa a uma guerra de dez anos contra a Arábia Saudita e Israel que haviam instalado um Estado-Maior conjunto do outro lado do Mar Vermelho, no Estado não-reconhecido da Somalilândia.

Tradução
Alva

[1« A Draw Is a Win : The Houthis After One Year of War », Michael Knight, Combating Terrorism Center at West Point, October 2024.