Centenas de cubanos honraram hoje a memória de uma das principais figuras da história revolucionária cubana, a heroína Celia Sánchez Manduley, que faz trinta anos de falecida nesse 2010.
Cidadãos de diferentes idades e grupos sociais vieram ao panteão das Forças Armadas Revolucionárias, no cemitério Colón para colocar oferendas florais sobre o túmulo, onde repousa Celia.
A procissão foi encabeçada por Lázara Mercedes López, primeiro-secretário do Partido Comunista da Cidade de Havana e Ana Judith, primeira-secretária da União de Jovens Comunistas da capital.
Celia Sánchez, tornou-se a primeira mulher do movimento rebelde cubano. Organizou a expedição iate Granma com outro revolucionário importante Frank País.
Em 19 de Maio de 1957, Celia tornou-se membro de pleno direito do Exército rebelde da Serra Maestra. Foi a fundadora do primeiro Batalhão de mulheres Mariana Grajales e depois do triunfo da Revolução em 1º de Janeiro de 1959 se tornou uma de suas dirigentes mais ativas e queridas, até sua morte.
Permaneçam em Contacto
Sigam-nos nas Redes Sociais
Subscribe to weekly newsletter