Falando, a 10 de setembro de 2014, numa reunião à porta fechada diante de congressistas republicanos, depois diante dos membros do American Enterprise Institute, o antigo vice-presidente Dick Cheney questionou a capacidade do presidente Obama para vencer o Emirado Islâmico (E.I.).

Segundo ele, a política de Obama tem consistido em apoiar, por todo o mundo árabe, as pretensões dos Irmãos Muçulmanos, que estão na origem de todos os grupos terroristas.

Até aqui a tentativa, e o fracasso, da Casa Branca em levar, por todo o lado, os Irmãos Muçulmanos ao poder, (a chamada «Primavera Árabe») não tinha sido evocada em Washington. O partido Republicano conta fazer disto tema da sua campanha para as eleições parlamentares, intercalares.

Ver: «Quelques liens entre l’administration Obama et les Frères musulmans» (Fr-«Algumas ligações entre a administração Obama e a Irmandade Muçulmana »- ndT), «Un Frère musulman membre du Conseil de sécurité nationale des États-Unis» (Fr-«Um membro da Irmandade Muçulmana, do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos»-ndT), Rede Voltaire, 8 de novembro de 2013 e 25 de junho de 2014.

Tradução
Alva