O Chefe do estado-maior do Exército de terra turco, o general Hulusi Akar, veio inspecionar os preparativos das suas tropas na fronteira com a Síria, indica o jornal Hürriyet.

Durante o seu discurso na 69a Assembléia geral das Nações Unidas, o presidente Recep Tayyip Erdogan denunciou o imobilismo das grandes potências em Gaza e na Síria.

Na realidade, o exército turco está secretamente presente no norte da Síria desde Julho 2012. Além disso, e contrariamente ás declarações do presidente Erdogan nas Nações Unidas, o exército turco não protege os cristãos e não luta contra o terrorismo, entrou na Síria, a 21 de março de 2014, sim para controlar a cidade sírio- arménia de Kassab com a Frente Al-Nosra (al-Qaida) e com o exército do Islão (pró- saudita) [1].

Turkey’s top soldier inspects troops on Syrian border as gov’t signals joining anti-ISIL bid” (Ing-«Soldado máximo da Turquia inspeciona tropas na fronteira com a Síria como sinal da junção do Governo à aliança anti-ISIL - ndT»), Hürriyet, 24 setembro de 2014.

Tradução
Alva

[1«L’armée turque aide des mercenaires étrangers à pénétrer en Syrie» (Fr-«O exército Turco ajuda mercenários estrangeiros a entrar na Síria -ndT» , «Le Conseil de sécurité refuse de condamner l’attaque turco-terroriste de Kassab» (Fr-«O Conselho de Segurança recusa condenar o ataque terrorista de Kassab»-ndT), Réseau Voltaire, 22 mars et 5 avril 2014.