A Universidade de Brown, que contabilizou durante vinte anos o custo humano e financeiro da « guerra sem fim », ou « guerra ao terrorismo », estabeleceu um balanço provisório:
O custo humano geral (excluindo pessoas desaparecidas) estaria situado entre as 897. 000 e 929. 000 mortes. Este número apenas contabiliza as perdas humanas no Afeganistão, Iraque, Paquistão, Síria e Iémene. Será preciso acrescentar, pelo menos, 120. 000 mortes adicionais na Líbia.
O custo financeiro apenas para os Estados Unidos seria de US $ 8.049.000.000.000 de dólares. A esses 8 triliões para os contribuintes dos EUA, deverá acrescentar-se várias centenas de milhares de milhão (bilhões-br) de dólares para os contribuintes afegãos, iraquianos, líbios, sírios e iemenitas, cujos países são em grande parte montes de ruínas.
A « guerra sem fim » era suposta eliminar o terrorismo. No entanto, desde que ela foi lançada pelo Presidente George W. Bush (foto), as operações terroristas nunca foram tão numerosas e cruéis. Assistimos mesmo à criação de um país terrorista: o Emirado Islâmico no Iraque e na Síria. Se se aceitar o discurso oficial, esta carnificina não serviu, portanto, a ninguém.
Permaneçam em Contacto
Sigam-nos nas Redes Sociais
Subscribe to weekly newsletter