Os governos da França, da Alemanha e do Reino Unido condenam firmemente as exportações do Irão e a aquisição pela Rússia de mísseis balísticos iranianos. Trata-se de uma nova escalada no apoio militar que o Irão dá à Rússia na sua guerra de agressão contra a Ucrânia, que levará à chegada de mísseis iranianos ao solo europeu e aumentará o sofrimento do povo ucraniano. Esta escalada, provocada tanto pelo Irão como pela Rússia, constitui uma ameaça directa à segurança europeia.
Os E3 indicaram claramente, tanto em público como em privado, que tomariam medidas novas e significativas contra o Irão se estas transferências ocorressem. Temos agora a confirmação que o Irão efectuou estas transferências. Tomaremos medidas imediatas para rescindir os nossos acordos bilaterais de serviços aéreos com o Irão. Além disso, trabalharemos para designar indivíduos e entidades implicadas no programa de mísseis balísticos do Irão e na transferência para a Rússia de mísseis balísticos e outras armas. Trabalharemos igualmente para aplicar sanções à companhia aérea Iran Air.
Os E3 trabalham em estreita concertação com os seus parceiros europeus e internacionais para dar uma resposta firme a estas transferências. Apelamos ao Irão para que cesse imediatamente o seu apoio à Rússia na guerra de agressão contra a Ucrânia e que ponha termo ao desenvolvimento e às transferências de mísseis balísticos.
Permaneçam em Contacto
Sigam-nos nas Redes Sociais
Subscribe to weekly newsletter